segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Acabaram-se as férias...

A equipa editorial do TCP volta hoje à “labuta”, depois de um breve mas bem aproveitado período de descanso. 



Desde o passado mês de agosto, o Arissat-1 tem estado no centro de todas as atenções dos entusiastas das comunicações espaciais e à volta do qual se têm gerado diversas atividades:

  • Através da AMSAT-NA, decorre até ao dia 15 de Outubro um concurso aberto a todos os radioamadores e rádio escutas em que se pretende, resumidamente, adivinhar ou calcular a data da re-entrada atmosférica do Arissat-1. Os detalhes sobre a atividade estão publicados no site de associação, na seguinte ligação: http://www.amsat.org/amsat-new/ARISSat/ARISSatContest


Noutras notícias, a missão Fox foi alvo de uma profunda restruturação que vai resultar na construção e lançamento de dois satélites, denominados Fox-1 e Fox-2. De acordo com a AMSAT-NA, o estado moribundo do AO-51 esteve no centro desta decisão e vai resultar no lançamento, em meados de 2013, do seu substituto direto, o Fox-1. Este primeiro satélite estará munido de um simples repetidor FM crossband similar ao do atual AO-51. O Fox-2 estará pronto para lançamento em 2015 e vai por em órbita um sistema de telecomunicações mais avançado, onde se destaca um transponder linear de nova geração.

  • Apesar da avançada idade, o OSCAR-11 ainda “dá cartas”, 27 anos após o seu lançamento. Apesar dos transponders estarem inativos há bastante tempo, o sistema de telemetria (145.825Mhz) continua a funcionar de acordo com um padrão de atividade de 10 dias, intercalado com outros 10 de inatividade. Clive Wallis, G3WV, mantém uma página web onde publica regularmente relatórios de atividade deste satélite: http://www.g3cwv.co.uk/oscar11.htm

  • A IARU aprovou recentemente alterações ao plano de banda HF da região 1 que resultam em algumas implicações para as comunicações via satélite na banda dos 10m. Sob a nova decisão, implementou-se um canal de guarda entre os 29.510Mhz e 29.520Mhz, destinado a proteger as emissões via satélite na faixa de 29.300Mhz  aos 29.510Mhz. Adicionalmente, ficou acordado o estabelecimento de uma faixa para comunicações FM Simplex, em canais de 10khz, entre os 29.100Mhz e os 29.200Mhz, de forma a evitar o uso de frequências na faixa de downlink do serviço de satélite para este fim.

Sem comentários: